HISTÓRIA

DESDE 1980

Localizado no município de Itanhaem, no litoral sul de São Paulo (a 100 km da capital) o Restaurante Taberna Baska foi inaugurado no ano de 1980, por um casal de imigrantes espanhóis: Sr. Ângelo e Dona Maria, que introduziram pratos típicos espanhóis no cardápio que são um sucesso ate hoje como a Paella, os Boquerones, Lulas em su Tinta e a Banana Flambada a Moda da Casa.
Desde 1991 a casa está sob a direção de Andrés e Mariazinha, que seguiram com a tradição e aprimoraram a elaboração dos pratos para agradar os diferentes paladares dos clientes. O restaurante vem desde então, sendo modernizado em qualidade e variedade dos pratos de peixes e frutos do mar com especialidade em cozinha espanhola.
Tradicionalmente, todos os pratos são feitos na hora, com ingredientes de primeira categoria para garantir o frescor do sabor.
Desde 2006 a casa esta em novas instalações, com um ambiente agradável e aconchegante de frente ao mar. A casa possui ambiente climatizado, um pequeno jardim ornamental, atendimento diferenciado e uma cozinha envidraçada de onde pode-se observar a preparação dos pratos.

Miren Fujiwara Arrastia

Proprietária

MENU

Conheça nosso repleto menu de opções e encontre a que mais agrada seu paladar.

MENU COMPLETO



MENU INGLÊS


CURIOSIDADES

SOBRE O PAIS BASCO: O País Basco (em basco Euskal Herria) é uma região histórico-cultural localizada no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França, cortada pela cadeia montanhosa dos Pireneus e banhada pelo Golfo de Biscaia. A região basca tem uma cultura própria, sobretudo pela língua, o euskera (cuja origem é até hoje desconhecida) e sustenta um movimento nacionalista desde fins do século XIX. Com a Constituição espanhola de 1978, o País Basco conquista alto grau de autonomia.Na região espanhola, o País Basco é formado por quatro províncias e na região francesa é formado por três províncias.
TRAJES DOS GARCONS: os garcons usam um uniforme baseado na tipica vestimenta das festas da provincia de Navarra, na Espanha, origem do atual proprietario.
Sobre as Típicas “Fiestas” de Pamplona (NAVARRA): Celebram todos os anos do dia 06 de julho ao dia 14 de julho a festa de “San Fermin”, na cidade de Pamplona que é capital da província de Navarra, localizada ao norte da Espanha. A festa é celebrada em homenagem a “San Fermin”, santo padroeiro de Pamplona, quando as pessoas tradicionalmente usam roupas brancas, lenço vermelho no pescoço e uma faixa vermelha na cintura. Existem vários rituais típicos da região que são celebrados a cada ano. Começam a festa com o famoso “Txupinazo”, que ocorre no dia 06 de julho ao meio dia quando o prefeito da cidade lança um fogo de artifício simbolizando o inicio oficial da festa, que é repleta de músicas típicas, danças, corrida de touros, a tradicional procissão a “San Fermin”, sempre acompanhados por um bom vinho e comida típica (os pinchos ou tapas são os petiscos mais apreciados). Mas as “Fiestas” são conhecidas internacionalmente pela corrida de touros (encierros) onde os touros correm nas ruas da parte antiga da cidade, pelas manhãs de cada dia de festa, num caminho que finaliza na Plaza de Toros. Para finalizar a festa, no dia 14 de julho a meia noite é celebrado o famoso “Pobre de mi” que significa pobre de mim em português e é o ato final das comemorações onde as pessoas tristemente cantam: "pobre de mí, pobre de mi, que se han acabado las fiestas de San Fermín".

Na Mídia